5 hábitos dos criadores de energia

2024/02/23 | Blog

Estava sendo um dia difícil pra mim. Trabalhei o dia todo, um monte de reunião em que o assunto principal eram as férias de cada um e dezenas de coisas pra entregar. Tudo que eu queria era relaxar.

Minhas filhas pediram para andar de bicicleta na rua assim que parei de trabalhar. Ótima ideia! Ar fresco depois de ficar o dia todo trancado no escritório, crianças correndo de um lado pro outro e ficar esquentando no sol.

As crianças pegaram as bicicletas enquanto eu fiz um café e fomos lá pra fora:

— Boa tarde, boa tarde, tudo bem?

— Taaarde.

Pouco tempo se passou até que o primeiro assunto surgiu:

— Vocês viram fulano de tal que descobriu que está com câncer?

— Nossa, tão novo!

— A mãe dele está arrasada.

— Soube que ele foi ao médico com dor de cabeça e pediram um exame, quando o médico viu o resultado descobriu o que era.

Longos 5 minutos se passaram até que o assunto mudou:

— Tô com uma dor nas costas hoje, menina.

— Já tomou remédio? Tem que ir ao médico ver isso, quando você sentiu a dor?

Mais uns 10 minutos de conversa e eu só tinha aberto a boca pra dizer boa tarde.

Todos param de falar e minha esperança se renova. Finalmente algum assunto sem ser doença:

— Vocês viram que fulano traiu a mulher com a vizinha?

Desisto! Entro em casa de novo pra tomar um banho.

Criadores de energia x Drenadores de energia

Existem dois tipos de pessoas: as que drenam sua energia e as que criam mais energia pra você.

Criadores de energia são aqueles que de alguma forma dão vida a um local. Você se sente mais vivo perto deles. Quando eles vão embora, você quer sair para correr ou focar no trabalho. Você sente que está com tanta energia que precisa usar isso de alguma forma.

Drenadores de energia são aqueles que de alguma forma sugam a vida de um local. Você se sente esgotado perto deles, porque recai sobre você o fardo de criar a energia que eles absorvem. Quando eles vão embora, você quer dormir porque está esgotado, sem energia nenhuma.

O objetivo parece claro, nos livrar de quem drena nossa energia, certo? Sim, mas nem sempre é fácil. Você com certeza conhece meia dúzia que vivem reclamando da vida, que acham problema em qualquer lugar e o menor inconveniente é motivo pra reclamar por 15 minutos. Nada parece estar bom. Os assuntos sempre giram em torno de reclamações, doenças e a vida dos outros. Apesar disso tudo, você mantém ela sempre por perto.

Eu te entendo, criamos vínculos difíceis de se desfazer, mas você deveria se livrar dos drenadores de energia o mais rápido possível.

Do outro lado, existem aqueles que o tempo voa quando estamos conversando. Às vezes até falam sobre um problema ou outro, mas o assunto nunca gira em torno deles. Elas trazem alegria por onde passam. Todos gostam de ficar perto delas e são quem você deve ter por perto sempre que possível.

Hábitos dos criadores de energia:

Aprendemos a identificar de longe os criadores de energia, e geralmente eles tem alguns hábitos em comum:

Cuidam da saúde

70% dos 8 bilhões de pessoas no mundo vão morrer de uma doença evitável. Para não fazer parte dessa estatística, mude seu foco para o longo prazo e pare de pensar só no agora.

Os criadores de energia geralmente fazem exercícios, se alimentam bem e cuidam do sono – cuide do seu também. Isso faz elas serem pessoas que inspiram outras a se cuidarem também.

Buscam crescimento

Com um mindset de crescimento, entendem que tudo que está ruim pode mudar, e que só depende delas. Tem objetivos claros e focam os seus esforços em melhorar todos os dias. A sua vida é moldada pelo que elas desejam, então não perdem tempo com o que os outros acham ser o melhor pra elas e nem com o que os outros vão pensar das suas atitudes.

São curiosos

Curiosidade não é saber sobre a vida do vizinho, mas sim uma forma de experimentar e de se conhecer melhor. Ela é a porta de entrada de tudo na sua vida. Curiosos estão sempre dispostos a fazer alguma coisa diferente, isso ajuda a sair da rotina e traz cor a nossa vida quando ela está preta e branca.

São realistas

Ser realista é diminuir as expectativas sobre a vida. Nada de objetivos pequenos, mas entender que coisas grandes demoram. Não existe ficar rico em uma semana e planta pra perder 30kg em cinco dias. Os realistas já desistiram de esperar o príncipe encantado salvar sua vida, sabem que se depender do político A ou B estão fodidas e também que o mundo não é um arco-íris.

Motivadas internamente

Elas criam motivação interna ao invés de usar recompensas externas para o seu desempenho e crescimento. Encontram prazer no processo, não só no objetivo. Sabem que tudo que precisam está ao seu alcance e acreditam plenamente nas suas capacidades.

Qual lado você quer estar?

Eu confesso que por muito tempo fui um desses que só reclama da vida, mesmo sem motivos pra reclamar. Sempre tive uma casa, o que comer e pessoas ao meu redor.

Só mudei depois que conheci a lei do caminhão de lixo – leia aqui. Ela basicamente diz que muitas pessoas andam por aí, carregadas de lixo, cheias de frustrações, cheias de raiva, e de desapontamento. À medida que suas pilhas de lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar, fazendo isso sobre a gente.

Quando isso acontece, você tem a opção de encerrar o ciclo ou continuar espalhando lixo por aí. Faça a sua escolha mas lembre-se que o mundo já está superlotado de coisas que tiram a nossa energia, não precisamos de mais.

Abraço,

Criador Felipe